(53) 99156-6089  

A importância de estar presente na internet

A importância de estar presente na internet

 

A internet é atualmente parte da rotina diária da vida da maioria absoluta das pessoas. Dificilmente você verá alguém que passe um dia sequer sem realizar uma pesquisa em uma das ferramentas de busca, consultar seu perfil nas redes sociais ou conversar com familiares e amigos através dos aplicativos de mensagens instantâneas ou via correio eletrônico.

 

A internet cresce exponencialmente a cada ano e esse movimento é irreversível. Em muitos lugares e setores, o comércio eletrônico registra índices superiores aos das vendas em lojas físicas, o que comprova que a presença digital é altamente eficaz para muitas empresas.

 

Diante desse cenário, entendemos que, independente de seu ramo de atuação ou do tamanho de seu negócio, é de extrema importância estar presente na internet. Listamos abaixo os principais motivos e benefícios que um website pode trazer para seu produto ou serviço.

 

1) Ser encontrado

 

Uma das pesquisas mais comuns nos mecanismos de busca é sobre algo “perto de mim”. Negócios locais como floriculturas, padarias, farmácias ou pet shops podem ser facilmente encontrados se tiverem um site na internet, fornecendo suas informações de contato e localização.

 

Consumidores estão sempre em busca de soluções para seus problemas e a maneira mais prática e rápida para isso é através da tela do smartphone. As ferramentas de busca conseguem trazer os resultados mais relevantes para quem está pesquisando, inclusive com a distância entre o cliente e o estabelecimento.

 

2) Criar relacionamento

 

Através de um site, você tem à disposição diversos recursos para criar e manter o relacionamento com atuais e futuros clientes. Seja informando adequadamente sobre horários de funcionamento, disponibilizando ofertas exclusivas, realizando ações promocionais ou distribuindo conteúdo educacional gratuito.

 

Clientes engajados com sua página se tornam consumidores fiéis de sua marca e representantes gratuitos de seu produto ou serviço, trazendo novos interessados para conhecer o seu negócio.

 

3) Expandir o negócio

 

A presença digital cria autoridade para o seu negócio, ou seja, fortalece a sua marca, a partir de um site bem construído, com informações úteis e precisas, que satisfaçam as necessidades dos cientes.

 

Quanto mais você alimenta a sua página e interage com a sua comunidade, mais relevância vai ganhando no mundo digital e, consequentemente, atrai mais curiosos e possíveis consumidores para seu produto ou serviço.

 

4) Conhecer seu cliente

 

Através de um site, você consegue medir e coletar facilmente dados dos visitantes, de maneira muito mais fácil e segura do que em um espaço físico. Com isso, você tem em mãos informações preciosas sobre quem é seu público e como interagir com ele, criando campanhas e promoções exclusivas.

 

Se seu público é composto de mulheres mais maduras, que adoram redes sociais e tecnologia, por exemplo, e você é proprietário de um salão de beleza, pode oferecer uma promoção exclusiva para um corte de cabelo grátis, ao trazer uma amiga para fazer as unhas, mediante comentar e marcar a convidada em seu perfil no Instagram.

 

Caso você tenha identificado um público masculino jovem, interessado em futebol e jogos de cassino online, e você é proprietário de um bar, pode criar um quiz em sua página no Facebook, sobre a próxima partida a ser transmitida em seu estabelecimento e os vencedores ganharão drinks e aperitivos por conta da casa.